AMAZON PPC: Guia detalhado para a estratégia de PPC

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O marketing eficaz é frequentemente a força vital de qualquer estratégia de negócios bem-sucedida. Se você é um vendedor da Amazon, uma das ferramentas online mais importantes para desenvolver sua estratégia de marketing é o programa de anúncios PPC (pay-per-click) da Amazon.
Com a configuração e a estratégia adequadas, os anúncios Amazon PPC podem ajudá-lo a atingir os objetivos necessários para o progresso de sua organização no setor de comércio eletrônico. Uma campanha publicitária eficaz pode gerar vendas diretamente para sua loja Amazon e permitir que você alcance (e talvez estenda) seu público-alvo, dando à sua marca a atenção que ela merece.
Outra razão pela qual os vendedores empregam anúncios PPC é que os compradores da Amazon já compram com o objetivo de comprar, portanto, investir em publicidade em uma plataforma que quase sempre garante vendas rápidas ainda é uma aposta sólida. Vale a pena empregar anúncios PPC da Amazon, considerando os custos potenciais e o processo criativo? Nós separamos para você aqui.

O que é Amazon PPC?

Amazon PPC (Pay Per Click) é o modelo de anúncio da Amazon. Os anunciantes competem para exibir seus anúncios na Amazon, com o lance mais alto obtendo a melhor posição do anúncio. Somente quando um comprador clica em seu anúncio, os anunciantes pagam à Amazon o custo do lance. O termo “itens patrocinados” é freqüentemente usado para descrever os anúncios PPC da Amazon.

Os anúncios PPC são pagos quando alguém clica neles, como o termo indica. O preço que os clientes pagam é determinado em um leilão em tempo real. O vendedor que oferecer o preço mais alto por uma frase de pesquisa terá seu anúncio exibido primeiro. O segundo maior lance recebe seu anúncio na segunda posição e assim por diante para os lances mais baixos. Os vendedores podem alterar seus lances para refletir quando os anúncios serão exibidos. Por exemplo, eles podem fazer lances menores para anúncios exibidos à noite em um determinado local do que para anúncios exibidos no início da noite.
Quanto mais vezes um anúncio PPC é clicado, mais a Amazon deve pagar ao comerciante. No entanto, isso resultará idealmente em vendas de produtos mais altas.

Benefícios de usar o Amazon PPC

O Amazon PPC permite que você anuncie seus produtos em um canal onde os clientes desejam comprar. Se você escolher as palavras-chave certas, poderá segmentar pessoas que estão procurando especificamente pelo seu tipo de produto.

Com a ajuda desses anúncios, você pode aumentar a visibilidade do seu produto ou marca na Amazon. A Amazon oferece uma variedade de estratégias de segmentação, tornando mais fácil garantir que seus anúncios sejam vistos apenas pelo grupo certo de compradores em potencial.

Dependendo de seus objetivos, você pode modificar o tipo de anúncio que usa e a forma como executa suas campanhas. Para isso, a Amazon tem muitas margens de manobra. Além disso, você encontrará um grande número de instâncias de software Amazon PPC de terceiros que você pode usar para ajustar suas campanhas. Muitos deles incluem automação de IA.

Sua classificação orgânica na Amazon é afetada pelas receitas de PPC da Amazon. Suas classificações orgânicas para esses produtos melhorarão quanto mais vendas você gerar com seus anúncios PPC. Isso é especialmente útil para novos produtos sem histórico de vendas anterior.
Em teoria, você deve lançar uma campanha Amazon PPC sempre que lançar um novo produto na Amazon, embora outros especialistas recomendem esperar até que você tenha de três a cinco avaliações.

Como funciona o Amazon PPC?

A cada mês, a Amazon recebe milhões de buscas. As pessoas inserem termos de pesquisa (palavras-chave), que podem variar de palavras únicas a frases extensas (palavras-chave de cauda longa). A maioria dos usuários da Amazon o faz para fazer uma compra, não para ver uma vitrine. Se eles souberem exatamente o que querem, normalmente digitarão o nome de uma marca ou produto na área de pesquisa, como “Tênis de corrida ASICS Men's Gel-Venture 7”. Se não tiverem certeza, é mais provável que digitem uma palavra de pesquisa mais geral, como “Tênis de corrida” ou apenas “Tênis”.

Como consequência de sua pesquisa, a Amazon recupera uma lista de produtos. Estes serão principalmente resultados de pesquisa “orgânicos”, não afetados pela publicidade de anúncios pagos. Com a otimização adequada do mecanismo de pesquisa, a Amazon tentará localizar os resultados de pesquisa mais relevantes com base nas listas de produtos (SEO).

A Amazon também exibe um segundo conjunto de resultados aos quais se refere como “Patrocinado”, que são resultados de pesquisa paga. Ao passar o mouse sobre o pequeno sinal de I ao lado de um anúncio patrocinado, você receberá uma declaração da Amazon que diz: “Você está vendo este anúncio com base na relevância do produto para sua consulta de pesquisa”. Os anúncios patrocinados podem ser encontrados em vários lugares, inclusive acima e ao lado dos resultados orgânicos.

Para palavras-chave específicas, muitos comerciantes frequentemente competem por uma posição de alto escalão para seus anúncios. Ao escolher onde um determinado anúncio aparecerá, a Amazon considera dois fatores:

  • Seu preço de lance de CPC – indivíduos que pagaram mais para colocar seus anúncios obtêm melhores posições.
  • A Amazon calcula a “qualidade” de um anúncio com base na probabilidade de alguém clicar nele. Ele concede um bônus para anúncios de alta qualidade, o que significa que um anunciante de um anúncio de alta qualidade pode dar um lance menor por um anúncio do que alguém com anúncios de qualidade inferior.

Diferentes tipos de anúncios da Amazon

Produtos patrocinados, marcas patrocinadas e anúncios de exibição patrocinados são os três tipos de anúncios que podem ser colocados na Amazon.

#1. Produtos Patrocinados

Esses anúncios funcionam de maneira semelhante ao Google Ads. Para um determinado termo de palavra-chave, você promove um produto específico nos resultados de pesquisa da Amazon. Quando um cliente clica em seu anúncio PPC, você paga uma taxa à Amazon. Esses anúncios podem ser encontrados nos resultados de pesquisa ou como parte de um carrossel de anúncios na página de detalhes do produto. Vendedores profissionais, comerciantes, vendedores de livros, escritores do Kindle Direct Publishing (KDP) e agências podem participar da campanha Sponsored Goods.

#2. Marcas Patrocinadas

Um título personalizado, logotipo e até três produtos permitem que as marcas se promovam acima dos resultados de pesquisa da Amazon. Eles também podem ser encontrados nas páginas de detalhes do produto. Um link para sua página Amazon Shops ou qualquer página de destino exclusiva pode ser incluído. Agora você pode criar anúncios em vídeo que se conectam às páginas de detalhes do produto. Vendedores profissionais que são membros do Registro de Marcas da Amazon, comerciantes, vendedores de livros e agências podem participar de campanhas de Marcas Patrocinadas.

#3. Anúncios de exibição patrocinados

Dentro e fora da Amazon, existem anúncios de exibição patrocinados pela Amazon. Eles aparecem apenas quando seus produtos estão em estoque e são uma oferta de recursos. Normalmente, eles são exibidos na página inicial da Amazon, nas páginas de resultados de pesquisa (ao lado ou abaixo dos resultados da pesquisa), nas páginas de detalhes do produto (abaixo do botão “Adicionar ao carrinho”) e em alguns aplicativos e sites de terceiros. Eles destacam determinados produtos e direcionam os clientes para as páginas de informações do produto. Anúncios de exibição patrocinados são oferecidos a vendedores, fornecedores e agências profissionais da Amazon com clientes que vendem produtos na Amazon. A Amazon também está testando os Sponsored Display Ads para Fire TV, que atualmente estão disponíveis apenas para desenvolvedores de aplicativos Fire TV, Prime Video Channels, editores Prime Video Direct e distribuidores de filmes nos Estados Unidos.

Leia também: PRINCIPAIS CONCORRENTES DA AMAZON: Tudo o que você precisa saber

Qual é o custo dos anúncios da Amazon?

Quando alguém clica em um de seus anúncios, a Amazon paga a você. Como você não paga por impressões, seus anúncios são gratuitos para qualquer pessoa que os visualize, mas opte por não clicar neles. O seu lance nos leilões PPC determinará o preço exato que você pagará.
Na Amazon, o custo por clique (CPC) varia de US$ 0.02 a US$ 3.00. No entanto, esse custo pode variar substancialmente com base na categoria do produto, mercado, tipo de anúncio e nível de concorrência para espaços de anúncio.
Ao exibir um anúncio na Amazon, essa é normalmente a única despesa que você incorrerá. Nenhuma taxa adicional é adicionada pela Amazon.

Como funciona o leilão PPC da Amazon

Embora a maior parte da atividade ocorra nos bastidores em tempo real, seus anúncios são baseados em um sistema de lances. Você está competindo por espaço publicitário com outras pessoas, frequentemente seus concorrentes. Como resultado, a Amazon leiloa cada posição de anúncio para profissionais de marketing selecionados.

Cada anunciante em potencial faz um lance que representa o valor mais alto que está disposto a pagar por cada clique em seu anúncio. O lance mais alto recebe o espaço de anúncio da Amazon. Mas você não é obrigado a pagar o valor do lance porque a Amazon cobra do licitante mais alto US$ 0.01 (um centavo) a mais do que o segundo licitante mais alto.

Para uma palavra-chave de pesquisa, geralmente há espaço para vários anúncios em uma página. Nesse caso, a Amazon aborda todos da mesma maneira. Cada licitante vencedor paga $ 0.01 a mais do que o lance do vendedor abaixo dele.

Principais indicadores de desempenho de publicidade PPC da Amazon

Os profissionais de marketing da Amazon, como qualquer profissional de marketing da Internet, monitoram de perto seus números de sucesso. Entre os KPIs mais importantes estão:

  • As impressões são a frequência com que seus anúncios aparecem nos resultados de pesquisa.
  • Cliques – o número de vezes que as pessoas clicam no seu anúncio.
  • CPC é o preço vencedor em um leilão de lances de PPC (US$ 0.01 a mais do que a próxima oferta mais alta). Essa taxa determina quanto custará seu anúncio.
  • CTR – CTR = o número de cliques/número de impressões multiplicado por 100. Essa métrica exibe a porcentagem de pessoas que veem seu anúncio e depois clicam nele. Ele determina o quão atraentes são seus anúncios.
  • Taxa de conversão (CVR) – CVR = o número de pedidos dividido pelo número de cliques multiplicado por 100. Essa métrica mede o quanto seus anúncios são atraentes, ou seja, a porcentagem de pessoas que clicam em seus anúncios e acabam comprando seus produtos.
  • Custo de publicidade de vendas (ACoS). Gastos com anúncios/receita com anúncios multiplicados por 100 é igual a ACoS. Você pode aprender com isso o sucesso de seus anúncios e como você se compara a seus rivais. Ele mostra quanto você gasta em anúncios para ganhar um dólar em vendas.
  • Retorno do investimento em publicidade (ROAS). Ele mostra quanto dinheiro você ganha para cada dólar gasto em publicidade. O ROAS é calculado como receita/despesa com anúncios multiplicado por 100 = 1/ACoS.

Com o ACoS demonstrando a eficácia de sua publicidade Amazon PPC, pode ser benéfico comparar essa métrica com a de outras empresas em seu campo. Se seu ACoS for maior do que seus concorrentes, você poderá melhorar sua campanha. Obviamente, como os gastos com publicidade são um fator, seu ACoS será determinado por quanto você pode pagar e está preparado para pagar por uma campanha publicitária.

5 etapas fáceis para uma estratégia bem-sucedida de Amazon PPC

Comece a rolar a bola e observe os cliques e as vendas inundarem sua loja Amazon. Aqui estão 5 etapas fáceis para configurar sua primeira campanha de anúncios PPC.

#1. Escolha seus produtos

Escolha os produtos em sua loja que você deseja que tenham sucesso em sua primeira campanha publicitária PPC depois de avaliar sua concorrência no mercado da Amazon. Mas, tenha em mente que este é um trabalho em andamento. Antes de definir uma estratégia de anúncios eficaz, muitos fornecedores devem testar várias campanhas de anúncios alternativas.

Se você deseja criar um anúncio de itens patrocinados, agora é um momento maravilhoso para anunciar um novo produto em sua loja e experimentar diferentes estratégias de palavras-chave para atingir seu público-alvo.

#2. Palavras-chave e Otimização

Agora é o momento de planejar sua estratégia de palavras-chave. A Amazon fará o trabalho por você se você escolher a segmentação automática. Se você quiser experimentar a segmentação manual, precisará conduzir sua pesquisa de palavras-chave.

Mesmo que você use a segmentação automática, você deve otimizar sua loja Amazon e garantir que as listagens de produtos (especialmente aquelas que você pretende anunciar) sejam adequadamente otimizadas: descrições de produtos, títulos, fotografias, tudo deve estar em ordem, ou então seus gastos com publicidade publicitária será desperdiçado.

Tendo dificuldade com a otimização de palavras-chave? Não se preocupe. Se SEO e otimização de palavras-chave não são o seu ponto forte, tente contratar um assistente virtual da Amazon especializado em SEO.
Você também pode encontrar volume de palavras-chave e competitividade na Amazon com a ajuda de uma ferramenta útil chamada KeywordsEverywhere.

#3. Comece sua campanha de anúncios PPC agora.

Faça login na sua conta do Seller Central e comece a criar sua campanha publicitária. Um anúncio na guia Publicidade e selecione "Criar campanha". Por fim, selecione o tipo de anúncio PPC que deseja testar.
Você será solicitado a inserir o nome da campanha publicitária, as datas de início e término da campanha e o orçamento diário após escolher seu anúncio PPC. Escolha entre mira manual e automática depois disso. Em seguida, escolha as coisas que deseja anunciar e seu lance básico.

Se você escolher a segmentação manual, precisará carregar suas palavras-chave para o próximo estágio. Você pode segmentar até 1,000 palavras-chave ou termos de pesquisa por tipo de anúncio com anúncios Amazon PPC. Ao estabelecer uma campanha publicitária, você deve segmentar entre 20 e 40 palavras-chave. Basta carregar as palavras-chave em um arquivo.csv para simplificar as coisas.
Independentemente do grupo de anúncios PPC que você criar, certifique-se de seguir os padrões da Amazon para o anúncio específico.

#4. Configure seus lances de anúncios

Agora você deve definir seus lances para cada termo-alvo. Você sempre pode voltar e alterar seus lances, para que eles não sejam finais. Ao conduzir seu estudo, tenha em mente a estratégia de custo de cada palavra-chave.
Em geral, é uma boa ideia fazer um lance em uma combinação de palavras-chave relacionadas ao seu produto, com um preço maior em frases com uma taxa competitiva mais baixa, porque você terá mais chances de ganhar esse termo e obter o anúncio.

#5. Envie-nos seu anúncio PPC para avaliação

Você terá que enviar seu trabalho e esperar que a Amazon aprove sua campanha publicitária, assim como quando você abriu sua primeira loja na Amazon. Isso pode levar algumas horas ou talvez um dia.
Você pode começar a acompanhar o desempenho de sua campanha publicitária PPC enquanto ela está ativa.

Calculando o orçamento da sua campanha Amazon PPC

O orçamento da campanha PPC da Amazon pode ser influenciado por todo o orçamento de publicidade e pela porcentagem que você deseja gastar na Amazon. O valor ideal ou alvo para sua campanha de PPC pode ser calculado estatisticamente.

#1. Identifique seu ACoS de destino

A quantidade de dinheiro que você pode gastar em anúncios é uma restrição evidente do mundo real em sua publicidade Amazon PPC. Você deve ter uma figura para construir uma campanha de marketing eficaz.
Para isso, calcule sua margem de lucro em cada venda.
Para calcular a margem de lucro, subtraia seus custos por unidade do preço do produto. O custo de compra ou fabricação de seus produtos, bem como quaisquer taxas da Amazon e despesas de entrega, serão incluídos em seus custos.

Por exemplo, se você vender um produto por US$ 150 e tiver US$ 40 em custos de produção por unidade, US$ 30 em taxas da Amazon por unidade e US$ 20 em custos de remessa por unidade, seu lucro por unidade será de US$ 150 a US$ 40 a US$ 30 a US$ 20 = US$ 60.

Em outras palavras, para cada item de US$ 150 vendido na Amazon, você receberá US$ 60. (sem publicidade PPC).
Você pode gastar até $ 60 em publicidade PPC para fazer uma venda antes de ter uma perda.

Lucro por unidade / Preço do produto x 100 é a fórmula para calcular seu ACoS de equilíbrio. Nesse caso, o Break-Even ACoS é 60 / 150 x 100 = 40%. Você pode licitar até 40% do seu preço de venda para publicidade PPC antes de perder dinheiro.

Você pode alterar seus cálculos para contabilizar uma margem de lucro desejada. Target ACoS = Break-Even ACoS – Target Profit Margin, como vimos acima. Portanto, para este exemplo, se você deseja uma margem de lucro de 15%, seu Target ACoS seria 40 – 15 = 25%. Você pode gastar até 25% do seu orçamento de vendas em anúncios PPC.

#2. Determine sua alocação de orçamento

Para cada campanha, você deve criar um Orçamento Diário Médio. Isso lhe dá seu gasto máximo por mês civil.
Despesa mensal máxima = Orçamento diário * Número de dias restantes neste mês civil

Por exemplo, você pode decidir que pode gastar R$ 10 todos os dias em uma campanha. Imagine que é 16 de julho e você tem 15 dias restantes no mês. Seu gasto máximo para o restante do mês (julho) seria 10 * 15 = $ 150. Se você gastar menos do que seu orçamento diário típico em um dia, terá mais dinheiro para gastar no dia seguinte.

Você também pode definir um orçamento fixo diário para sua campanha publicitária (todas as campanhas combinadas). Mesmo que você ainda tenha fundos não gastos para uma campanha específica, suas campanhas serão encerradas se você atingir esse limite. Se suas campanhas são lucrativas, você provavelmente deve ficar sem um orçamento fixo diário. Embora proteja você de gastos excessivos, limita o sucesso da campanha lucrativa.

#3. Determine seu lance padrão

Seu lance padrão é o valor que você dará para as palavras-chave para as quais deseja exibir seus anúncios. Seu lance padrão deve levar em conta tanto seu Break-Even ACoS quanto a taxa de conversão de seu produto.

Suponha uma taxa de conversão da Amazon de 10%. Isso significa que uma em cada dez pessoas que clicam no seu anúncio é convertida. Supondo que seu ACoS alvo seja de 25%, conforme determinado anteriormente, o que significa que você pretende gastar 25% de sua receita em publicidade de anúncios. Isso significa que seu custo por clique (CPC) não deve exceder 2.5% de sua receita.

Como resultado, o cálculo geral para seu lance padrão é:
ACoS alvo x Preço de venda x Taxa de conversão = Lance padrão
Nossa oferta padrão é de 25% x $ 50 x 10% = $ 1.25 por clique se vendermos nosso produto Amazon por $ 50.

Conclusão

O Amazon PPC pode parecer uma escolha de publicidade difícil de empregar no início, mas com o tempo, a produção de ótimas campanhas e anúncios se torna mais fácil. A utilização de ferramentas como Adtomic facilita o desenvolvimento e o gerenciamento de campanhas e economiza muito tempo e dinheiro, então experimente.

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